SER MAÇOM É UM EXERCÃCIO DIÁRIO DE AMOR À PÁTRIA
E PROTEÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA
Aqui no aconchego do meu lar, fazendo uma reflexão e leitura sobre alguns fatos e obrigações que temos em loja e com nossos irmãos, lembrei de um posicionamento recente que fiz em uma matéria para revista de posses maçônicas da Baixada Santista e, percebo mesmo com o passar de alguns meses, continua atual e necessário esse chamamento aos irmãos e veneráveis mestres que abaixo divido com todos meus irmãos.
Meus estimados irmãos, notadamente este tem sido um ano por demais auspicioso a maçonaria brasileira. O ano do Bicentenário do Grande Oriente do Brasil, o ano do Bicentenário da Independência do Brasil!
É um prazer inenarrável poder contar com a presença de toda a famÃlia maçônica em um momento imensurável da história maçônica brasileira tão importante e jubilosamente celebrada em todo território nacional. Essa união fortalece nosso ser e nossa instituição. Muitos desafios ainda temos nesta caminhada. Mas, o amor, a fraternidade e os laços que nos unem são inquebrantáveis e nos inspiram diariamente a dedicação ao voluntariado, emanando a satisfação de fazer bem-feito como homens que buscam ser justo e mesmo sabendo que o caminho é sem fim, também buscamos ser perfeitos.
A Maçonaria é um exercÃcio de dedicação a pátria e humanidade, com esperança em um mundo com equidade entre os homens e dignidade aos menos favorecidos. A prática do pertencimento, sentimento encontrado nas pessoas que se dedicam a ela, vai além das colunas das Lojas. Os responsáveis em inspirar e fomentar este sentimento na Maçonaria universal é do quadro diretivo da Loja na pessoa do seu lÃder máximo, o Venerável Mestre. O inÃcio da caminhada pode ser incompreensÃvel, mas o seu trajeto deve inspirar orgulho e ir além. Este sentimento, eu tenho convicção, é o que leva todo Maçom a olhar no espelho e ter esperança no amanhã.
Aqui eu parabenizo as Lojas pela renovação dos seus quadros diretivos e desejo que sejam a inspiração basilar para fortalecer o sentimento de pertencimento de cada membro da Loja, de forma a erguer e sustentar as colunas da Loja pela moral e pela ética, protagonizando pelo exemplo do eterno desbastar da pedra bruta.
Aos Veneráveis Mestres, em particular e de maneira acalantada, eu lembro e destaco que o cargo tal que agora ocupas além de ser o cérebro da loja, ele é o coração. Nunca se esqueçam disso! De vocês e dos seus exemplos, mantém o equilÃbrio e se inspira a união e o pertencimento da sua loja e da nossa instituição como um todo. Nunca deixem de buscar a fraternidade e a participação efetiva da famÃlia maçônica no dia a dia das suas oficinas, pois só com a união da famÃlia em torno dos nossos objetivos, manteremos o laço inquebrantável com nosso Criador dos Mundos.
Fraternalmente,
Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral Grande Oriente do Brasil
(*) Texto extraÃdo do Informativo GOB JUNTO DE VOCÊ – Edição n. 157 de 04 de outubro de 2022.