Recrutamento Seleção e Iniciação de Profanos _ Aspectos legais e procedimentos administrativos

Recrutamento, Seleção e Iniciação de Candidatos: permanente tema de extrema relevância para a Ordem Maçônica

Por José Pereira de Souza em 13/06/2023 às 11:40:54

Cena do filme

Recrutamento Seleção e Iniciação de Profanos _ Aspectos legais e procedimentos administrativos

A iniciação de Irineu Evangelista de Souza, aqui representada na ficção do filme "MAUÁ – O IMPERADOR E O REI", denota significativa importância acerca de procedimentos legais e administrativos. O Ir Souza nos conduz em breve descrição de todo o processo.


Introdução

Recrutamento, Seleção e Iniciação de Candidatos é tema de extrema relevância para a Ordem Maçônica neste Século XXI.

O GOB, o GODF e outros Grandes Orientes, as Lojas e os maçons, tudo e todos devem se preocupar com este assunto, pois dele depende o crescimento consciente e qualitativo da nossa Ordem.

Em complemento, faz-se mister a total observância dos aspectos legais e procedimentos administrativos, sob pena de invalidar a aquisição de bons maçons e até refletir na imagem da Maçonaria.

Interessante observar que não se trata aqui de montar um sistema lógico ou descrever uma espécie de "manual" ou "check list" de itens a observar ao cooptar novos integrantes para a Ordem. A visão aqui mencionada tem por objetivo quebrar paradigmas de possíveis obstáculos que impeçam ou dificultem as ações de buscar novos membros para nossa Ordem!

De modo algum o assunto se esgota nessa abordagem. O objetivo é contribuir para agilizar o entendimento da legislação, o recrutamento, a seleção e a iniciação de candidatos.



Imagem do autor e de chamada de palestra

Acervo do autor

Primeiros passos

Tudo começa na Constituição do Grande Oriente do Brasil (GOB), arts. 27 e 28!

Os passos seguintes estão descritos lá no REGULAMENTO GERAL DA FEDERAÇÃO (RGF) que, em seus arts. 1º ao 34º, explana, minuciosamente, os trâmites do processo de Admissão, detalhando todas as suas etapas, desde a necessária comprovação de requisitos pelo candidato, passando pela apresentação e sindicâncias.

As coisas não funcionam isoladamente. Daí, o RGF é bastante sábio ao enfatizar os deveres dos Maçons com foco, nesta quadra, as condições daquele Mestre Maçom que pretende apresentar candidatos definindo, em seu art. 4º, que os mesmos devem ser REGULARES e ATIVOS, nos remetendo ao seu art. 31, asseverando que "Os regulares podem ser ativos e inativos", sendo ATIVOS os Maçons que pertencem a uma Loja da Federação e nela cumprem todos os seus deveres e exercem todos os seus direitos;


Manifestação de Interesse

Visando ampliar as possibilidades de candidatos em ingressar na Ordem, o GOB sistematizou, na Suprema Congregação em 2019, mais uma importante ferramenta, a saber: O processo conhecido como "Manifestação de Interesse"!

Por ele, o candidato acessa a página do GOB na internet, preenche um formulário com seus dados e o envia para o Poder Central.

O GOB (Poder Central) os avalia e os remete para cada Grande Oriente, de acordo com a informação prestada pelo Candidato. Os Grandes Orientes os tratam, divulgam às Lojas da sua jurisdição, que designam um Maçom experiente para realizar um 1º contato e pormenorizar, para o interessado, as particularidades da Ordem, da Loja, de suas obrigações, deveres e direitos.

Se compreendidos e aceitos pelo candidato, aquele Mestre passa a ser o seu "Padrinho" e entra-se, então, no seguinte quadro esquemático – Espinha de Peixe, comum a todos os candidatos, seja pelo método tradicional, seja pelo novel processo de Manifestação de Interesse:



Representação do processo usado no GODF

Acervo do autor

A Admissão à Ordem Maçônica, via Manifestação de Interesse

No âmbito do Grande Oriente do Distrito Federal (GODF), há uma cadeia de procedimentos, um "caminho das pedras" já formatado e estabelecido pela sua Secretaria da Guarda dos Selos (SGS), com a utilização massiva de aplicativo de mensagens com os Secretários das Lojas, que desempenham Importantíssimo papel, em estreita ligação com a SGS/GODF, no sentido de alocar esses Candidatos o mais próximo possível de suas residências, baseando-se nos dados preenchidos no site do GOB.

O papel do "Padrinho" e dos sindicantes, aliado ao acompanhamento cerrado pelos Veneráveis Mestres, completam esse tripé que tem se revelado exitoso no GODF onde, desde o 2º semestre de 2019, já recebeu 457 candidatos, tendo Iniciado 82!!

Fase final do processo

Eis que chegamos à fase final do processo!!

O Venerável Mestre realiza o clássico Escrutínio Secreto, solicita o Placet de Iniciação à SGS e, após sua expedição, realiza a Sessão de Iniciação, informa à SGS para sua publicação e atualização do Quadro de Obreiros.

Pronto: A Ordem Maçônica recebeu mais um Irmão e amigo em suas Colunas!!

Conclusão

Pelo método tradicional (Padrinho/Candidato) até aqui chegamos herdando as tradições e ensinamentos da Sublime Instituição. Infelizmente, muitos de nós passamos nossa vida maçônica indicando poucos, ou nenhum, candidatos.

Reflitamos qual o impacto dessa atitude, em nossas Lojas, no GOB e na Ordem Maçônica Universal...

Por outro lado, a "Manifestação de Interesse" veio abrir novas possibilidades, totalmente amparada em nossa legislação maçônica, e mostrou-se ser, e é sim, um bom meio de incorporar bons cidadãos ao seio da Maçonaria. Homens livres e de bons costumes que assim foram referenciados pelo Grão-Mestre Geral MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES:

"PESSOAS EXTREMAMENTE QUALIFICADAS, COM CAPACIDADES SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL FORTÃSSIMAS, QUE PEDEM PARA PARTICIPAR DA ORDEM"

REFLITAMOS...

Muito se questiona se "precisamos crescer"?

E respondemos:

Precisamos crescer sim, em quantidade e em qualidade!

Conhecer os processos de como isso se realiza é papel de todos nós!

Oriente de Brasília/DF, Junho/2023.

Obrigado!!

Irmão José Pereira de Souza

Mestre Instalado – CIM 254.155

[email protected] / (61)9-9811-1314





















Comunicar erro

Comentários

Divulgue nosso link