Carta ao Leitor Edição 73
O controle da obra
Caros Irmãos e leitores de Egrégora
Às vezes não pensamos, mas deveríamos! Em muitas oportunidades, não nos vem à mente, mas deveria. Um dos papeis dos obreiros consiste em verificar a "obra", monitorar os "as mentes e os espíritos" e acompanhar como está a "alma" de sua Loja e do ambiente que a cerca. Nesta edição de Egrégora há muita coisa nesse sentido!
Há importante alerta para a sociedade na matéria acerca do filme "Som e Liberdade". Também encontramos matérias que falam dos riscos que cercam as crianças, nosso futuro! Nesse contexto, a Loja Miguel Archanjo Tolosa decidiu por patrocinar um projeto social denominado Unindo Forças para um Futuro Brilhante. Temos muita coisa por fazer. E vamos fazê-lo tal como os obreiros de antigamente o fariam, com perseverança, capacidade e motivação!
Nesta edição também encontramos um interessante texto do Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal onde ele diz que "é preciso arregaçar as mangas e agir". Por sua vez, o Ir Danilo Porfírio constrói mais uma peça de seu mosaico na qual descreve histórias de batalhas físicas e de pensamentos, resultando em convicções que se perderam e outras nem tanto.
O Grande Oriente do Brasil fala das ações do GOB para os grandes temas em debate na sociedade brasileira e coloca sua posição contra o terrorismo e nosso Ir Luciano escreve sobre a vigilância e a perseverança, temática muito exploradas em nossa vida cotidiana.
Irmãos da Tolosa, os pedreiros, numa histórica visão maçônica, tinham várias preocupações, entre elas, o controle da obra! Isso implicava em bem utilizar o prumo e a régua, executar a construção de acordo com o plano, respeitar o projeto, dosar a argamassa entre tantas outras coisas. Pensem nisso e boa leitura!
Ir Whitney Pacífico D'Alencar Trindade
Venerável Mestre
Fonte: Loja Miguel Archanjo Tolosa