Comemorado o 42° aniversário da Loja Miguel Archanjo Tolosa

Irm. Penha Alves discorre sobre o tema "A Importância da Sublime Ordem e Fragmentos da Trajetória do R.E.A.A. nos períodos Primitivo, Operativo e Especulativo "

Por Editoria de Egrégora em 18/12/2023 às 06:24:33

Sessão Magna de 16 dez 23

Sábado com Sessão Magna na Tolosa!

Em Sessão Magna Pública, foi comemorado o 42° aniversário da Loja Miguel Archanjo Tolosa.

A sessão ocorreu a 16 de Dezembro, às 09h00, no Templo Nobre - na sede do GODF.


Na ocasião, o Sapientissimo Irm. Penha Alves discorreu sobre o tema "A Importância da Sublime Ordem e Fragmentos da Trajetória do R.E.A.A. nos períodos Primitivo, Operativo e Especulativo "

O VM comentou um pouco sobre nossa história "1981 - 2023: Recorda-se que hoje, 16 de dezembro, a nossa Loja, Miguel Archanjo Tolosa, completa aniversário de 42 anos e, como forma de recordar e enaltecer o espírito maçônico do nosso patrono, segue breve relato da sua biografia.

MIGUEL ARCHANJO TOLOSA: Um Maçom à frente do seu tempo

Miguel Archanjo Tolosa nasceu a 29 de setembro de 1924, em São Luís do Piratinga, Estado de São Paulo e faleceu em Brasília, Distrito Federal a 10 de novembro de 1980. Foi, na vida profana, militar, tendo feito carreira no Exército. Serviu, dentre outras unidades militares, no Batalhão da Guarda Presidencial, onde integrava o efetivo da Banda de Música.

Como maçom, Tolosa, como era carinhosamente chamado entre os Irmãos, foi iniciado a 29 de janeiro de 1965, na Loja Brasiliana, n° 4, atual Loja Santuário de Adonai, n° 4 sob a jurisdição da M.'. R.'. Grande Loja Maçônica de Brasília. Sua iniciação se deu no Templo do Grande Oriente do Brasil e seu cadastro maçônico tomou o n° 026. Foi elevado ao Grau de Companheiro Maçom a 9 de abril de 1965 e Exaltado Mestre Maçom a 30 de abril do mesmo ano.

No início de 1966, um grupo de valorosos Irmãos, dentre eles Miguel Archanjo Tolosa, houveram por bem fundar uma nova Loja, com o objetivo de trabalhar no Rito de York. A 25 de janeiro daquele ano, foi fundada a A.'.R.'.L.'.S.'. Abrigo do Cedro, n° 8, sendo seu primeiro Venerável Mestre o Ir.'. José Almeida Molica e como 1º Diácono o Ir.'. Miguel Archanjo Tolosa. Ainda em 1966, foi eleito Segundo Grande Diácono da M.'.R.'.Grande Loja Maçônica de Brasília, que tinha naquela oportunidade o Ir.'. Demeval Cordeiro como Grão-Mestre. Foi, em 1967, Primeiro Vigilante da Loja Abrigo do Cedro, n 8, ano em que a Oficina passou a trabalhar no Rito Escocês Antigo e Aceito.

Ainda em 1967, o Ir.'. Tolosa ingressava nos Graus Filosóficos, em busca da perfeição, Sendo diplomado no Grau 14 em 27/06/69, no Grau 18 em 11/05/70, no Grau 30 em 26/07/73, no Grau 31 em 19/04/74 e finalmente no investido no Grau 33, na cidade do Rio de Janeiro, em 15/07/74. Ao retornar a Brasília, já como Grande Inspetor Geral da Ordem, passa a presidir o Conselho de Kadosh Visconde de Jequirinhonha-III.

Em maio de 1974, foi eleito Venerável Mestre da Loja Abrigo do Cedro, n° 8.

A partir de 1977 deixou de ocupar cargos em Loja, em virtude de problemas cardíacos. Foi a partir daí que suas ligações com o Grande Oriente do Brasil aumentaram consideravelmente.

Residindo nas proximidades do GOB teve, de junho a novembro daquele ano de 1977, mais de 90% de frequência nas Oficinas federadas ao GOB, que mais tarde daria a uma de suas Lojas o nome de Miguel Archanjo Tolosa, n° 2131.

Ainda em 1977, o Ir.'. Tolosa foi recebido como Membro Honorário da Loja Santos Dumont, n° 1822, honraria que lhe foi concedida pelos relevantes serviços prestados à Ordem em geral e àquela Loja em particular. Em fevereiro de 1978, outra Loja conceder-lhe-ia o mesmo Título, por proposta do Ir.'. Rui Bacelar Nunes. Tratava-se da Loja Pitágoras II que, à época, era presidida pelo Ir.'. Otávio Camilo de Oliveira Júnior.

A 16 de dezembro de 1981, pouco mais de um ano após sua partida para o Oriente Eterno, surge a Loja Miguel Archanjo Tolosa, n° 2131, com suas colunas firmes, sustentadas pela tríade: Estudo, Trabalho e União. Fundada por um grupo de obreiros do Grande Oriente do Brasil, reverenciava-se, assim, a memória de um grande Maçom das Grandes Loja.

A Maçonaria do Distrito Federal prestou, deste modo, a mais justa e perfeita homenagem a Miguel Archanjo Tolosa.

Miguel Archanjo Tolosa, com sua maneira simples de proceder, sua personalidade afável e generosa e seu espírito maçônico, antecipou em mais de 20 anos o Tratado de Mútuo Reconhecimento e Fraternal Amizade firmado entre o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja Maçônica de Brasília, que materializou e oficializou o que o Ir.'. Tolosa praticava.

O Museu Maçônico Ariovaldo Vulcano, do Grande Oriente do Brasil, possui em exposição todos os Diplomas do Ir.'. Tolosa citados neste artigo, numa singela homenagem ao Maçom que antecipou o futuro.





















Comunicar erro

Comentários

Divulgue nosso link