Os desafios insuperáveis e a caveira gritando no espaço

A caveira surgiu nas telas dos computadores da NASA em outubro de 2023.

Por Homero José Zanotta Vieira em 13/02/2024 às 11:01:42

Fonte: https://chandra.harvard.edu/photo/2000/perseus/more.html

Os desafios insuperáveis e a caveira gritando no espaço

A caveira surgiu nas telas dos computadores da National Aeronautics and Space Administration – NASA! Os técnicos riam, os operadores de sistema faziam piadas. Foi na segunda-feira, 16 de outubro de 2023.

A guerra do Oriente Médio continuava num rastro de terror e insanidade.

A imagem de "caveira gritando" no espaço foi, então, divulgada pela NASA. A imagem surgiu no centro do conjunto de galáxias Perseu. Agência espacial dos Estados Unidos, divulgou registro, talvez em tom irônico. Talvez o tom de brincadeira nas redes sociais nesta

Parece que a manifestação contra a guerra chega ao espaço!

Os horrores de uma guerra são impensáveis, o que pode fazer com que a revolta, o grito de ver a morte ao seu lado, o sangue escorrendo, a incapacidade de agir em defesa do próximo, só um distante protesto, uma improvável imagem seria capaz de traduzir!

Os explosivos tons alaranjados, mesclando amarelo e vermelho, mostram a face de uma estrutura sinistra. Difícil entender como isso surgiu nos recônditos sem fim do espaço, algo que parece inalcançável pelo ser humano. Pelo menos até agora...

O grupo de galáxias recebeu o nome de Perseu por estar situado em meio à constelação do herói que decapitou Medusa na mitologia grega. Perseu emite ondas de rádio e de raio X. Estima-se que ele esteja há 250 anos luz da Terra, conforme a Nasa.





Perseu é um semideus – filho de Zeus com a mortal Danae – que recebe de um rei uma missão quase impossível: trazer a cabeça de uma das Górgonas, seres monstruosos com serpentes no lugar dos cabelos, mãos de bronze e olhos que transformam em pedra quem as olha diretamente.
Para enfrentar esta perigosíssima tarefa, Perseu recebe o apoio de Atena, a deusa da sabedoria, e de Hermes, o deus da metalurgia. Unem-se o conhecimento e a tecnologia.


Mókpi: Perseu: o herói que usava EPI !


Astrônomos do mundo todo definem Perseu como um superaglomerado que só é visível devido à forte emissão de diferentes comprimentos de ondas e rádio.

Conforme estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o grupo de galáxias Perseu possui de 10 a cem vezes mais matéria que a Via Láctea, galáxia que abriga o planeta Terra.

Assim como as pessoas, as galáxias que vivem aglomeradas são diferentes daquelas que vivem sozinhas. Recentemente, os astrônomos usaram o Karl G. Jansky Very Large Array, ou VLA da National Science Foundation para aprender como um ambiente lotado afeta as galáxias no aglomerado Perseus, uma coleção de milhares de galáxias que fica localizado a cerca de 240 milhões de anos-luz da Terra.




mapa de galáxias

Fonte: https://geocities.ws/joaquimfilho56/Atlas/perpsc.html

Aglomerado do Perseu

https://geocities.ws/joaquimfilho56/Atlas/perpsc.html


Quando as pessoas pensam que o espaço não poderia ficar mais mistificador, ele lança um espetáculo arrepiante como o aglomerado de Perseu em nós. A intensidade daquelas regiões amarelas e brancas é um lembrete do imenso poder à espreita na vastidão. É como se o universo estivesse contando suas próprias histórias assombrosas, e nós estamos aqui, encantados, tentando decifrar cada história. Sempre uma maravilha, o que se esconde além do nosso reino terreno!

O simbolismo da caveira vem à tona! Não é a morte que está sendo mostrada, mas a vida que ressurge do que sobrou, de um corpo decomposto, da matéria se desfazendo.

A vida renasce, talvez numa imagem ainda mal explicada, mas que aponta para um objetivo: estou aqui!

O legado do deus herói pode bem ser uma mensagem que nos chega pela imagem da caveira gritando, algo doloroso, quem sabe um desafio a vencer?

Precisamos disso! O ser humano precisa disso, o mundo precisa transpor desafios insuperáveis! Pelo menos por enquanto ...

Homero José Zanotta Vieira é mestre maçom



Fonte: Editoria de Egrégora

Comunicar erro

Comentários

Divulgue nosso link