A ORDEM MAÇÔNICA E O GOB EM PARTICULAR NA CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO SOCIAL
UM AGRADECIMENTO ESPECIAL
Estimados Irmãos e Família Maçônica
Uma das mais importantes práticas do Maçom é o trabalho silencioso em favor da sociedade e da família. Nós estamos, nestas visitas aos Orientes e Lojas Maçônicas de toda Federação, observando a importância e a pujança da Maçonaria na construção da família e da própria comunidade.
Os Maçons, apesar de todo folclore envolto da nossa existência e princípios, tem construído uma comunidade mais justa e igualitária, promovendo ações de filantropia e de benemerência, servindo à sociedade como gestores de asilos, creches, hospitais, Santas Casas, APAEs e de outras entidades do terceiro setor. Esta atuação faz da Maçonaria a entidade mais próxima das comunidades, servindo como exemplos de boas práticas e condutas, mesmo que em muitos casos, a sociedade não tenha devida ciência de que ali, é justamente a Maçonaria atuando formalmente, pois normalmente usamos os nomes de nossas associações e não das próprias Lojas.
Tais atitudes e comportamentos tem valorizado e estimulado a sociedade a ser mais fraterna e respeitosa com aqueles que são menos afortunados. Contudo, somos sabedores de que ainda estamos muito distantes do ideal para uma solenidade justa, porém estamos felizes por estarmos cumprindo com o nosso papel e vendo que os ensinamentos encontrados dentro de nossos templos estão sendo colocados em prática.
Aos nossos Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas: estando em uma Loja Maçônica, Entidade Paramaçônica ou trabalhando de forma pessoal em favor dos menos favorecidos, construindo ao seu tempo e possibilidades, um mundo mais generoso e fraterno, deixo a minha gratidão e respeito pelo empenho, pela generosidade e em especial por aplicarem nossos princípios e ensinamentos no seio da sociedade. Com certeza, vocês estão desenvolvendo o maior mandamento de Deus, que é amar o próximo sobre todas as coisas. Gratidão por fazerem do GOB uma instituição fraterna, solidária, útil à sociedade e responsável com os seus. Gratidão!
Fraternalmente,
Ademir Cândido da Silva
Grão-Mestre Geral
Grande Oriente do Brasil
Fonte: Secretaria de Comunicação do GOB