OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO SEIO DA FAMÃLIA MODERNA E O PAPEL DA MAÇONARIA
Estimados Irmãos e FamÃlia Maçônica.
Vivenciamos grandes mudanças no cenário mundial sobre a importância da FamÃlia no desenvolvimento e no amadurecimento do cidadão e, principalmente, das suas atitudes diante da sociedade. A FamÃlia sempre foi a base da educação e da cultura do cidadão, pois nela aprendemos os primeiros conceitos de respeito e amor ao próximo. São os Pais que, pelo seu exemplo e pelas orientações, moldam o caráter das crianças, para no futuro tornarem-se grandes cidadãos.
Em nossas viagens pelo Brasil, conversando com muitos Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e Não Maçons também, percebemos que a FamÃlia como até então conhecemos, quase não existe mais na maioria dos lares, devido às mudanças na rotina dos Pais e da era das comunicações tecnológicas. É perceptÃvel que as crianças e os próprios Pais têm ficado muito tempo focado em seus smartphones e dispositivos eletrônicos e, com isso, dificultado a necessária aproximação pessoal para a transferência de conhecimento, por meio do método tradicional de gerações, isto é, pelo convÃvio social.
Também temos visto a transferência da obrigação da educação de caráter para os professores e escolas. Tal obrigação passa longe de se aprender na escola, pois sempre veio, como dizemos, "de berço". Importante observarmos que, embora não possamos retirar os smartphones das nossas crianças, pois não deixam de ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, são necessárias uma fiscalização e uma supervisão maiores, visando fornecer orientação sobre os assuntos que eles se deparam na internet.
A Maçonaria é uma instituição que tem a FamÃlia como base no desenvolvimento do ser humano. Por formação forjamos ou temos a obrigação de forjar no seio da Ordem, homens e mulheres fortes e plenos de virtudes para assumirem responsabilidades, no futuro, em favor de uma sociedade justa e igualitária. Minha observação aqui é justamente sobre nossos deveres como Maçons, Pais, Tios e Cidadãos, em fazer o melhor para desenvolver, em nossas crianças, a vontade de manter relações interpessoais e a tradição da formação do caráter do ser humano, por meio do exemplo.
Sabemos das dificuldades de tempo e sociabilidade que o atual momento nos impõe, mas por obrigação temos que trabalhar essa responsabilidade e condição de dividir nosso tempo por meio dos simbolismos que representam as ferramentas de trabalho que encontramos em nosso Templo e os respectivos ensinamentos, para podermos, pelo exemplo, sermos a diferença no mundo moderno.
Ao continuarmos firmes em nossa missão de vida, através dos bons conselhos aos mais jovens, faremos as mudanças necessárias para o desenvolvimento da humanidade.
Gratidão Amados Irmãos e FamÃlia.
Fraternalmente,
Ademir Cândido da Silva
Grão-Mestre Geral
Grande Oriente do Brasil
https://www.gob.org.br/informativo-sempre-a-frente-o-gob-e-voce-edicao-n-002-de-27-de-fevereiro-de-2024/
Fonte: Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB