São fragmentos da história da Loja Miguel Archanjo Tolosa que revelam partes importantes de onde vivemos. O autor nos mostra, neste breve ensaio, como surgiu a concessão do tĂtulo Grande Benfeitora da Ordem
Tolosa, Loja Benfeitora e Grande Benfeitora da Ordem!
Em todas os encontros, as Luzes declaram: "EstĂĄ aberta nossa sessão com o tĂtulo distintivo de Augusta e RespeitĂĄvel Loja Simbólica Miguel Archanjo Tolosa, nÂș 2131, Grande Benfeitora da Ordem!"
(Ritual do Grau I, adaptado em face da publicação)
Muitas vezes, hĂĄ o questionam de onde surgiu esse tĂtulo honorĂfico e quais os motivos que o geraram. O tĂtulo de "Grande Benfeitora da Ordem" é uma honraria concedida pelo Grande Oriente do Brasil (GOB) a lojas maçônicas que atendem a critérios especĂficos. Para chegar lĂĄ a Loja Miguel Archanjo Tolosa, NÂș 2131, percorreu jornada de intensas realizações, conforme serĂĄ visto a seguir.
O Regimento de Recompensas (Lei NÂș 088, de 21 de setembro de 2006, do GOB) é o instrumento legal maçônico que regula as concessões dos TĂtulos e Condecorações previstos na Constituição do Grande Oriente do Brasi. NecessĂĄrio recordar que tais tĂtulos e condecorações constituem elos de uma sequĂȘncia honorĂfica. Assim, antes de Grande Benfeitora, a Loja foi agraciada com Benfeitora da Ordem.
Em 1992 tem inĂcio, sob o patrocĂnio da Tolosa, o Curso de Maçonaria Simbólica Miguel Archanjo Tolosa. Em 17 jun de 1993 é fundado o Jornal Egrégora, cuja publicação aos poucos ganha notoriedade.
Em meados de 1997, o insigne Irmão José Castellani, então Grande SecretĂĄrio Geral de Educação e Cultura do GOB, encaminha prancha ao Grão-Mestre Geral do GOB propondo a concessão do tĂtulo de Benfeitora da Ordem à Loja Miguel Archanjo Tolosa, NÂș 2131. Nessa prancha hĂĄ referĂȘncia à Loja como um "reconhecido esteio da cultura maçônica e geral no âmbito do Grande Oriente do Brasil".
O Curso ganha destaque no decorrer dos anos. Formalmente reconhecido pelo Grande Oriente do Distrito Federal (GODF), é incluĂdo na agenda cultural da Secretaria Educação e Cultura do GOB. Além do Curso, a Loja realiza (1996) um seminĂĄrio "Amazônia: uma Questão Nacional" com expressiva repercussão.
Transcorre o ano de 2000, quando o Ir William DĂĄlbio Almeida de Carvalho, integrando a Comissão de Mérito, encaminha prancha ao Grão-Mestre Geral do GOB, onde salienta:
[...] DĂșvidas não restam que a ARBLS Miguel Archanjo Tolosa é uma das mais atuantes Lojas no âmbito da Maçonaria brasileira, não só através dos diversos cursos que tem ministrado neste Oriente, como em outras capitais onde o GOB se faz presente, bem como difunde os interesses maçônicos através do Jornal "Egrégora", jornal esse que é distribuĂdo de Norte a Sul do PaĂs e jĂĄ transpôs as nossas fronteiras, sendo distribuĂdo em diversos PaĂses tais como: chile, Argentina, Uruguai e Israel. (GOB_Processo 1171/2000)
Foi então que, no Ato NÂș 2099, de 10 de outubro de 2000, o Grão Mestre Geral Ir Francisco Murilo Pinto concedeu o tĂtulo de tĂtulo de Grande Benfeitora da Ordem à Augusta e RespeitĂĄvel Loja Miguel Archanjo Tolosa, NÂș 2131, no Oriente de BrasĂlia, DF.
Os Irmãos de ontem da Tolosa deixaram significativo legado à oficina Tolosa de hoje. Eles nos transferem inspiração e participação. É o reconhecimento e o testemunho do compromisso e dedicação dos membros da loja ao longo dos anos. O tĂtulo de Grande Benfeitora da ordem traz consigo a energia para lidar e superar desafios.
A força que emerge do tĂtulo "Grande Benfeitora da Ordem" é portadora de muito significado. Remete à história da Tolosa, sua cultura e seus feitos. Este breve relato evidencia a tradição da Loja Miguel Archanjo Tolosa na manutenção da sua trĂade: Estudo, Trabalho e União!
Importante é relembrar e homenagear aqueles que construĂram um futuro para a Loja. Os tempos não param e a motivação não cessa. Ergue-se hoje a Loja do amanhã.
Homero Zanotta é Mestre Maçom
Prancha de 10 Out 2000, do GMG GOB concedendo tĂtulo à Loja 2131 Original arquivado na Sala do Acervo |