O objetivo deste relato é mostrar como a imagem do Distintivo da Loja MIGUEL ARCHANJO TOLOSA evoluiu de um desenho relativamente simples para a figura de grande expressão que tem hoje e valorizar a obra de José Luiz de Moura Pereira (Zé Luiz), cuja mão de artista tem estado presente em todo este processo.
O emblema heráldico nasceu com o ato de fundação da Loja, no dia 16 de dezembro de 1981. O distintivo original era constituÃdo de um triângulo equilátero, tendo em chefe a estrela flamÃgera vista em perspectiva; no centro, o esquadro e o compasso dispostos em posição simétrica e, no contrachefe, três elos de uma corrente, contendo a divisa: ESTUDO-TRABALHO-UNIÃO.
Foi durante a administração do Ir.'. Luiz Eduardo Fontenelle de Vasconcelos Soares (agosto de 97 a agosto de 99) que ocorreram as grandes mudanças no desenho do Estandarte da Loja, em virtude de lhe ter sido concedido o tÃtulo de "BENFEITORA". Em consequência, passaram a aparecer sobre os três lados do Selo ramos de acácia e no centro começaram a figurar, além do esquadro e compasso e do trinômio ESTUDO-TRABALHO-UNIÃO, um lâmpada-de-aladim.
A seguir, a Loja foi enriquecida com mais um tÃtulo — o de GRANDE BENFEITORA — que o Soberano Grão-Mestre lhe concedeu pelo Ato no 0599, de 10 de outubro de 2000, durante o perÃodo em que o Venerável era o Irmão João Batista Sales Macedo.
Os únicos problemas remanescentes foram os vértices do triângulo que permaneceram vazios e que davam a impressão de que alguma coisa estava faltando.
Já não falta mais nada. Pelo Ato no 006/2007-B, de 13 de outubro de 2007, o Venerável Mestre Raul José de Abreu Sturari criou nos vértices dos triângulos vazios três minitriângulos com o esquadro e compasso entrelaçados nas posições de Mestre, Companheiro e Aprendiz, respectivamente, e que correspondem ao ensino ascendente destinado à obtenção do completo domÃnio sobre a personalidade.
Todas essas modificações realizadas por Zé Luiz tinham e têm por objetivo mostrar à Comunidade Maçônica Nacional como o SÃmbolo da Loja soube evoluir de um desenho relativamente modesto para uma figura de grande expressão.