O ato a seguir transcrito, de 2007, descreve e reinterpreta o Distintivo, o Selo ou Timbre e o Estandarte da Loja MIGUEL ARCHANJO TOLOSA, em complemento aos artigos desta mesma edição (no 68), denominados "Histórico do Distintivo da Loja Miguel Archanjo Tolosa", do Mestre Patier (in memorian) e "O Estandarte da Loja Miguel Archanjo Tolosa", de Homero Zanota, nosso Redator-Chefe. Com isso, deixamos registrado, agora em formato eletrônico, um capÃtulo fundamental para nossa Loja, pleno de simbolismo maçônico e rico na heráldica tradicional.
Importante destacar que esse ato foi em grande parte elaborado pelo saudoso Mestre Patier, especialmente no que se refere às descrições heráldicas.
Augusta e Respeitável Loja Simbólica
MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131
Grande Benfeitora da Ordem
Ato n° 006/2007-B, de 13 de outubro de 2007.
Descreve e reinterpreta o Distintivo, o Selo ou Timbre e o Estandarte da
Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131, Gr.'. Benf.'. da Ord.'.
RAUL JOSÉ DE ABREU STURARI, Venerável Mestre da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131, Gr.'. Benf.'. da Ord.'., no exercÃcio de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Art. 61, inciso III, do Regulamento Geral da Federação, e considerando:
- que uma modificação no desenho do Distintivo do Selo ou Timbre e do Estandarte uma Loja requer sua reinterpretação;
- que a tradição da Loja pede que se mantenha, tanto quanto possÃvel, inalterados os seus sÃmbolos fundamentais; e, finalmente,
- que as modificações propostas buscaram não alterar a essência desses sÃmbolos, mas tão somente adequá-los à sua nova realidade,
RESOLVE:
Art. 1° - O desenho do Distintivo, criado na Ata de Fundação da Loja, datada de 16 de dezembro de 1981, passa a vigorar com a seguinte descrição heráldica:
DISTINTIVO:
O Distintivo da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131, Gr.'. Benf.'. da Ord.'., jurisdicionada ao Grande Oriente do Distrito Federal (GODF) e federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB), consiste em um escudo em forma de um triângulo equilátero de Blau (azul cobalto), contendo os seguintes elementos simbólicos em Ouro ou Jalne (amarelo): em Chefe, a parte mais nobre de um escudo, o sÃmbolo universal da Maçonaria: o esquadro e o compasso, entrelaçados na posição do Grau de Aprendiz, tendo encerrado em si, a letra "G"; no baricentro desse escudo, posta em Abismo, figura uma Lâmpada de Carcel ou de Azeite, (semelhante àquela descrita na lenda de Aladim), acesa, com a sua chama de Goles (vermelho); no Contrachefe, ou seja, na base desse triângulo, o trinômio "ESTUDO — TRABALHO — UNIÃO", inscrito nos três elos encadeados de uma corrente. Nos três lados desse triângulo, em uma Orla de Prata (esmalte branco), guarnecida por bordaduras de Ouro ou Jalne (amarelo), as inscrições em caracteres de Sable (negro): "Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'." à destra; "MIGUEL ARCHANJO TOLOSA n° 2.131" à sinistra e "GRANDE BENFEITORA DA ORDEM" em sua base. Nos vértices desse triângulo, três outros Minitriângulos de Blau (azul cobalto) com o esquadro e o compasso de Ouro ou Jalne (amarelo), entrelaçados, nas posições de Mestre, Companheiro e Aprendiz, respectivamente. O todo, brocante sobre uma grinalda ou coroa circular formada por dois ramos de Acácia da Arábia (Acakia Arabica), estilizados, virentes, ambos de Sinople (verde), atados em sua base por um laço de fita com três faixas longitudinais, sendo a do meio de Blau (azul cobalto) e duas outras laterais de Prata (esmalte branco).
Art. 2° - O desenho do Selo ou Timbre, criado na Ata de Fundação da Loja, datada de 16 de dezembro de 1981, passa a vigorar com a seguinte descrição heráldica:
SELO OU TIMBRE:
O Selo ou Timbre da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131, Gr.'. Benf.'. da Ord.'., consiste no Distintivo acima descrito, debuxado inteiramente no Metal Prata (branco) e no Esmalte Sable (negro) para ser aposto nos documentos e papéis oficiais da Loja, podendo este, além do seu uso em impressos, ser aplicado em alto e baixo relevos, em carimbos, timbres, marcas d'água, etc.
Art. 3° - O desenho do Estandarte, criado na Ata de Fundação da Loja, datada de 16 de dezembro de 1981, passa a vigorar com a seguinte descrição heráldica:
ESTANDARTE:
"O Estandarte da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131, Gr.'. Benf.'. da Ord.'., será do tipo "Gonfalão" e consiste do Distintivo acima descrito em suas formas e cores, com o escudo em forma de um triângulo equilátero cujos lados externos têm de 15 M (quinze módulos), posto brocante sobre a já referida grinalda ou coroa de Acácia, estilizada, de Sinople (verde), com o diâmetro de 14 M (quatorze módulos), tudo posto dentro de um campo de fundo de Prata, (branco). Sobre esse distintivo, no alto, em letras góticas da famÃlia Old English, a invocação: "À Gl do Gr Arq do Univ" e abaixo, sotoposto a este, em letras da famÃlia Impact, em caixa alta, os dizeres: "Fundada em 16 de dezembro de 1981 - Jurisdicionada ao GODF — Federada ao GOB", sendo ambas essas inscrições moldadas em Blau (azul cobalto). Nos cantões destro e sinistro superiores respectivamente, as figuras heráldicas de um Sol e de uma Lua, a primeira, de Ouro ou Jalne (amarelo), sobre nesgas de nuvens e a segunda, de Prata (branco), em destaque sobre um campo de Blau (azul cobalto), cercado por uma coroa de nuvens. Esta alegoria está dentro de um cortinado de Blau (azul cobalto), forrado de Arminhos (campo de Prata [branco], salpicado de mosquetas de Sable [negro). As proporções externas desse Estandarte, aà incluÃdas o cortinado e as franjas do arremate, serão de 30 M (trinta módulos) de comprimento por 20 M (vinte módulos) de largura. O Estandarte terá como ornamentos externos, torçais e pingentes de Ouro ou Jalne (amarelo) e como suportes, o mastro, com respectiva lança e o travessão, com suas ponteiras, também de Ouro ou Jalne (amarelo).
Art.4° - O Distintivo, o Selo ou Timbre e o Estandarte da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131, Gr.'. Benf.'. da Ord.'., criados pela Ata de Fundação, datada de 16 de dezembro de 1981, passam a ter a seguinte
REINTERPRETAÇÃO:
"Os ramos virentes de acácia que exornam o Distintivo da Loja, traduzem o tÃtulo honorÃfico de "GRANDE BENFEITORA" que o Grande Oriente do Brasil (GOB) lhe concedeu, em virtude dos relevantes serviços que prestou à Comunidade Maçônica e à sociedade brasileira, por intermédio do Jornal "EGRÉGORA".
Os três graus simbólicos que figuram no Distintivo sob a forma de minitriângulos correspondem ao ensino ascendente destinado à obtenção de completo domÃnio sobre a personalidade.
No campo interno do Distintivo, em Chefe, elegemos, como o primeiro dos elementos simbólicos, o Esquadro e o Compasso para exprimir a nossa posição de membros da Maçonaria Universal, sob a égide do Grande Arquiteto do Universo.
A Lâmpada de Carcel ou de Azeite, sÃmbolo da clareza espiritual, exprime o empenho dos obreiros da Loja na busca do Conhecimento, isto é, na solução de todos os enigmas de natureza material e espiritual.
O trinômio "ESTUDO — TRABALHO — UNIÃO", posto nos três elos de uma corrente encadeada, traduz nosso compromisso com o ideal de nosso patrono MIGUEL ARCHANJO TOLOSA; cujo objetivo foi sempre a união entre todos os Maçons de todos os Ritos e Potências.
Por fim, observemos no Estandarte os astros que, no alto, ladeiam nosso Distintivo — o Sol, estrela com luz própria, é associada à Razão, enquanto a Lua, passiva e dependente, simboliza a Intuição. Seu nascimento e ocaso periódicos descrevem alegoricamente as vicissitudes cÃclicas da alma humana em sua peregrinação terrestre.
Tomados como um todo, o Distintivo, o Selo ou Timbre e o Estandarte da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. MIGUEL ARCHANJO TOLOSA no 2.131, Gr.'. Benf.'. da Ord.'., exprimem em sÃmbolos todo um programa de trabalho em benefÃcio de uma Humanidade constituÃda de Irmãos.
Art. 5° - Os antigos Distintivo, Selo ou Timbre e Estandarte desta Loja passam a ter valor histórico e ficam a partir de agora sob os cuidados do Porta-Estandarte, que os manterá em lugar seguro e sabido PARA A ETERNA MEMÓRIA DAS COISAS.
Art. 6° - Revogam-se as disposições em contrário.
Dado e traçado no Gabinete do Venerável Mestre, em BrasÃlia, DF, aos treze dias do mês de outubro do ano de dois mil e sete da E.'. V.'.
RAUL JOSÉ DE ABREU STURARI
Venerável Mestre
CIM 154.608
ANEXOS:
I – Distintivo em cores.
II – Distintivo em Preto e Branco, simplificado.
III – Selo ou Timbre em Preto e Branco.
IV – Estandarte em cores.
V – Estandarte em Preto e Branco, simplificado.