Carta ao Leitor
Uma Gestão de Resiliência
Estamos chegando ao final da nossa gestão na Miguel Archanjo Tolosa. E que gestão!
Muitas dificuldades como Pandemia, saída de irmãos, gestão anterior conturbada foram alguns dos problemas que fizeram a loja Miguel Archanjo Tolosa estremecer as suas colunas.
Começamos a nossa gestão com uma notícia boa para nosso irmão Past Master e ao mesmo tempo ruim para nossa loja. O Irmão que tinha acabado de receber o malhete foi designado uma missão no exterior e eu teria que substitui-lo, ou seja, teríamos que repensar a administração novamente que já estava bem enxuta por conta da saída de irmãos.
Nesse momento quando cheguei em casa pensei: como continuar o trabalho que o VM Claudio traçou e como dar a minha cara nessa gestão?
Foi aí que, vendo o momento atual e as metas traçadas, uma luz veio clarear meus pensamentos: nós precisamos ser resilientes!
A Resiliência é a capacidade de se adaptar a situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua força interior para se recuperar. Ela se abate e sofre como qualquer um, mas enxerga além dos problemas e, assim, consegue lidar com as situações de forma mais leve.
Então era esse o lema que deveria surgir na loja! A loja precisaria buscar a força interior para reerguer suas colunas e lidar com a situações de forma mais leve e criativa.
Foi desta maneira que essa gestão começou a trabalhar. Conectamos os Pontos e como dizia Steve Jobs na frase, "Tenha coragem de seguir o que seu coração e o que sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja", eu segui o meu coração sensível ao bem e comecei a me cercar de mentes brilhantes e delegar-lhes trabalhos.
E assim na loja trouxe o Ir Zanotta, Ir Sturari, Ir Sousa, Ir Geraldo, Ir Oliveira, Ir Whitney, Meu Past Master Claudio, Meu Sapientíssimo Ir Penha Alves e comecei a propor projetos a serem retomados.
O primeiro projeto foi buscar novos irmãos para loja. Nosso quadro, naquele momento, possuía apenas 18 irmãos ativos. Essa missão o Ir Sousa fez com maestria. Buscou novos filiados, trouxe nossos candidatos a serem iniciados e hoje vamos fechar essa gestão com 28 irmãos no quadro.
Um segundo projeto importantíssimo foi voltar a nossa revista Egrégora. De uma forma diferente e totalmente digital a Egrégora voltou mais forte e com mais conteúdo e informação, gerando uma visibilidade para loja muito maior do que ela tinha antes. Ir Zanotta, Ir Sturari e Ir Sousa tocaram com maestria esse projeto.
Ir Oliveira como excelente tesoureiro assumiu um papel a mais e começou a retomar os projetos sociais da loja puxando os aprendizes e companheiros para ajudá-lo e trazendo desta maneira uma maior motivação para os novos irmãos que faziam o famosa "boca a boca" de como era bom fazer parte desta loja.
Os irmãos Geraldo, Claudio e Whitney estavam lá me ajudando sempre na parte administrativa para seguir firme nesse projeto de retomada.
E claro eu estava sempre com o ouvido atento a escutar meu Sapientíssimo Ir Penha Alves com seus conselhos de como conduzir e agregar cada vez mais a loja. Não tinha como dar errado!
Estava cercado de irmãos maravilhosos que queriam assim como eu trazer a loja para o local de destaque que ela sempre esteve.
E conseguimos!
Estamos finalizando a gestão agora em maio de 2023 com 28 irmãos no quadro, com projetos sociais traçados, projetos de ensino para nossos aprendizes companheiros consolidados e mais do que isso, terminamos unidos e cada vez mais resilientes!
Um TFA
OSMAN LIRA, Venerável Mestre
Fonte: Loja Miguel Archanjo Tolosa